Praia Grande

Praia Grande entrega viaturas para atuar no projeto Patrulha Guardiã Maria da Penha

Guardas municipais foram capacitados para agir em casos de violência contra a mulher

Duas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande caracterizadas especialmente para atuar no Projeto Guardiã Maria da Penha foram entregues na manhã desta sexta-feira (15). O trabalho será realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e tem como objetivo garantir o cumprimento de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto Guardiã Maria da Penha foi instituído em Praia Grande pelo decreto 7302, de 12 de agosto de 2021, e contou com capacitação de 31 guardas civis municipais que foram selecionados para participar do projeto. As equipes realizarão visitas domiciliares periódicas e acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Poder Judiciário, entre outras ações como o encaminhamento à Delegacia de Polícia ou serviços sociais, quando necessário.

As viaturas contam com design específico, nas cores azul, característica da Guarda Civil Municipal, e pink para simbolizar as mulheres. Panfletos sobre o programa estão sendo distribuídos pelos principais pontos da Cidade para que as mulheres se informem sobre a iniciativa.

De acordo com o a promotora de Justiça responsável pela implantação da parceria em Praia Grande, Roberta Bená Perez Fernandez, este é um importante passo que a Cidade dá para oferecer uma nova vida às mulheres que vivem amedrontadas por seus agressores. “Estou muito feliz em ver o projeto ser desenvolvido em Praia Grande. As viaturas e as equipes da GCM serão de extrema importância no acompanhamento dos casos. Tenho certeza de que muitas vidas serão salvas e quem ganha com isso são as mulheres da Cidade”.

Para a prefeita Raquel Chini, a implementação do projeto é resultado de uma união de esforços da Prefeitura, do Ministério Público, do Poder Judicário, e das polícias Militar e Civil com um objetivo comum: cuidar de pessoas. “Nossas equipes estão preparadas para dar um atendimento humanizado, com um olhar e escuta especiais, de forma a amparar essas mulheres”.

A prefeita explicou ainda que as mulheres incluídas no programa terão acesso a um aplicativo que funciona como um botão de pânico, tornando o atendimento a essas mulheres mais ágil.
O programa conta ainda com a atuação de profissionais da Secretaria de Assistência Social (Seas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *