Praia Grande

Praia Grande terá reforço de mais de 530 policiais militares durante Operação Verão

Ações contam ainda com apoio da Guarda Civil Municipal

A Operação Verão 2023/2024 em Praia Grande terá um reforço de mais de 530 policiais militares que atuarão até o Carnaval na Cidade. A chegada dos policiais acontece na próxima segunda-feira (18). Como acontece anualmente, a Operação Verão ocorre graças a um convênio com a Prefeitura, que arca com as despesas de hospedagem e alimentação de policiais lotados em outras cidades do estado de São Paulo, geralmente do Interior. O reforço contará com policiais militares, além de policiais militares rodoviários e, pela primeira vez em Praia Grande, de 70 alunos oficiais e três oficiais da Academia do Barro Branco.

De acordo com secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, este aporte na segurança da Cidade é de extrema importância, uma vez que a expectativa é de que o número de turistas em Praia Grande supere os anos anteriores, quando já chegou a ser registrado mais de 1,5 milhão de pessoas. “Trata-se de um trabalho integrado entre as forças de segurança, envolvendo ainda a Polícia Civil e secretarias municipais como Trânsito e Urbanismo”.

Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 50 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 513 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em carros elétricos que percorrem o calçadão auxiliando as equipes de patrulhamento, motos e bicicletas.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 3.300 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *