Praia Grande vai contar com reforço na segurança durante Carnaval

Reunião para definir o esquema aconteceu nesta terça-feira (26)

Praia Grande já está com o esquema de segurança definido para o período de Carnaval e contará com um reforço de mais de 100 policiais militares no patrulhamento da Cidade. Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e das secretarias de Trânsito (Setran), Urbanismo (Seurb) também atuarão em forças tarefas com o objetivo de coibir situações de perturbação do sossego e eventuais tumultos. Os detalhes foram discutidos nesta terça-feira (26) em reunião entre as autoridades da área de segurança pública.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Americo Franco Peixoto, que mais uma vez lembrou da importância da integração entre os órgãos envolvidos. “Nosso objetivo é colocar todos os recursos disponíveis para que moradores e turistas tenham um feriado tranquilo”.

Embora a Operação Verão já tenha sido finalizada, a Polícia Militar terá um reforço de 102 homens, Força Tática e Batalhão de Ações Especiais (Baep), vindos da Capital, além do efetivo fixo da Cidade atuando em escalas extras de trabalho, conforme anunciado pelo novo comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Praia Grande, major Renato Paulo Nicolaci Fincatti. 

Assim, como na Operação Verão, a Administração Municipal fica responsável pela estadia e alimentação dos policiais, por meio de convênio com colônias de férias da Cidade.

Forças tarefas também serão realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente às equipes do Trânsito e da Secretaria de Urbanismo, sempre com foco na prevenção de aglomerações de pessoas que possam gerar transtornos. Pontos estratégicos foram definidos para que as equipes concentrem os trabalhos. Atualmente, a GCM conta com 347 integrantes totalmente preparados para atuar no patrulhamento preventivo e ostensivo.

Ainda participaram da reunião os representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Grupamento de Policiamento Aéreo (Águia), Defesa Civil, Samu e secretarias de Serviços Urbanos (Sesurb), de Cultura e Turismo (Sectur), Esporte e Lazer (Seel), que também apresentaram as ações de suas respectivas áreas.

Vale lembrar ainda que a população pode auxiliar no trabalho de segurança pública transmitindo informações, reclamações ou denúncias pelos telefones 199 e 153 da Guarda Civil Municipal ou 190 da Polícia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *