Praia Grande

Praia Grande é líder na Região na geração de novas vagas no comércio

Em 2018, Cidade foi responsável por 41% dos postos criados em toda a Baixada

Praia Grande está entre as cidades que registram maior crescimento populacional no Brasil e é referência no desenvolvimento estruturado. Com ações que reforçaram a infraestrutura nos bairros nos últimos anos, novas empresas estão se instalando em solo praia-grandense e, desta forma, mais empregos são gerados. Prova dessa equação de sucesso é que em 2018 o Município foi o líder na Região na geração de novas vagas no setor do comércio.

Os dados positivos para a Cidade relacionados ao ano passado são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estudo computa apenas as contratações oficializadas na carteira.

Durante os meses de janeiro a dezembro de 2018, Praia Grande criou 454 novas vagas de trabalho. O número equivale a 41% dos postos gerados em toda Baixada Santista, o que torna ainda mais expressiva a liderança da Cidade no ranking. “Além do fator relativo ao crescimento populacional, os investimentos em ações e obras de infraestrutura são um diferencial da Cidade”, declarou o secretário-adjunto da pasta de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano.

De fato, o aumento da população merece destaque superando índices nacionais. São sete mil novos moradores em busca de uma maior qualidade de vida que chegam na Cidade todos os anos. Com isso Praia Grande ganhou mais uma posição e hoje é o terceiro maior município do toda a Baixada Santista. O Município é apontada ainda pelo Ministério do Turismo como o quinto destino mais procurado na alta temporada de verão em todo o País. Por final de semana, são cerca de 300 mil pessoas. O que mais impressiona é que o Município registra picos de 1,5 milhão de visitantes, como no período do Réveillon.

Isso chamou a atenção de empresas de todos os portes. Além de redes atacadistas, como o Assaí, que instalou três lojas na Cidade e o Tenda, grandes marcas escolheram o Município como parte do projeto de expansão e para iniciar as atividades na Baixada Santista, casos do KFC, Taco Bell, Decathlon e Havan. A ampliação do Litoral Plaza Shopping é outro ponto que merecer ser ressaltado.

Futuro promissor – A tendência é que outras importantes marcas passem a operar em solo praia-grandense nos próximos anos. A perspectiva de geração de milhares de novas vagas de trabalho é real e ainda mais promissora com empreendimentos já anunciados, em fase de implantação e construção, como a Obramax, o Hospital da Casa de Saúde e o Hospital Transmontano, além de um grande shopping que deve se instalar na Cidade no próximo ano.

Outro fator que deve alavancar ainda mais o desenvolvimento de Praia Grande é a implantação do Complexo Andaraguá. O empreendimento prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local. Serão 15 mil empregos diretos e indiretos.

Mercado imobiliário – O segmento também não sentiu o reflexo da crise financeira brasileira. Praia Grande passa por um momento de forte verticalização e de expansão na quantidade de lançamentos no setor com um aumento de 65% na quantidade de projetos aprovados na Cidade nos últimos anos.

Os dados comprovam o crescimento que vem ocorrendo ano a ano. Em 2018, foram 912.878,79 metros quadrados de projetos aprovados e em execução, contra 879.086 em 2017 e 530.874 em 2016 (números da Secretaria de Urbanismo). Os imóveis também tiveram valorização. De acordo com Pesquisa Fipe divulgada recentemente, o Município acusou um aumento de 3,15% no preço médio do metro quadrado.

Outro dado importante vem do Sindicato da Habitação (Secovi) da Baixada Santista. De acordo com o órgão, Praia Grande lidera o mercado imobiliário da Região. A Cidade é responsável por 55% dos lançamentos do setor e 65% das vendas regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *