Saúde

Veja como se livrar de uma vez por todas da sensibilidade nos dentes

Você já sentiu uma pontada repentina e aguda ao morder um sorvete ou dar um gole de café quente? Isso pode ser um sinal de que você tem dentes sensíveis. De acordo com dados da agência Kantar, quase um terço dos brasileiros convivem com a sensibilidade nos dentes.

“A sensibilidade dentária pode ser desencadeada por diversos fatores, sendo a perda da estrutura do esmalte e traumas dentais os principais”, afirma o Cirurgião Dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “A exposição radicular, que ocorre quando a raiz do dente fica exposta devido à retração da gengiva, também é uma condição que resulta em sensibilidade dental”, complementa.

Além disso, diversos elementos podem aumentar a predisposição dos dentes à sensibilidade. Isso inclui o consumo excessivo de alimentos cítricos, a ingestão de água inadequada e doenças sistêmicas, como a bulimia e o refluxo gastroesofágico. Além disso, práticas de escovação intensa também podem levar ao desgaste do esmalte dentário, agravando a sensibilidade.

Prevenção e cuidados

Evitar alimentos cítricos e com baixo pH ajuda a reduzir o risco de sensibilidade nos dentes. No entanto, a chave para prevenir o problema a longo prazo está na combinação de uma dieta equilibrada e na adoção de cuidados adequados de higiene oral. Além disso, consultas regulares ao dentista são indispensáveis para a manutenção da saúde bucal e para a prevenção de problemas mais graves.

“Ignorar a sensibilidade dental e não buscar ajuda profissional pode ter sérias consequências”, adverte o Dr. Sérgio Lago. “A negligência pode levar a lesões mais avançadas, resultando em um processo inflamatório exacerbado e, em casos extremos, na perda do dente”, conclui.

Tratamentos

Felizmente, existem diversas opções de tratamento para aliviar a sensibilidade dental. “Em casos de exposição das raízes, cirurgias de recobrimento radicular costumam ser eficazes”, explica Sérgio Lago. “Além disso, para recuperar a estrutura de esmalte perdida, podem ser realizadas restaurações dentárias. Já em situações mais graves, quando há uma inflamação no interior dos dentes ou quando ele está necrosado, tratamentos endodônticos podem ser necessários”, esclarece.

Já no dia a dia, produtos como cremes dentais e enxaguantes bucais especialmente formulados para combater a sensibilidade dental, acompanhados por tratamento dessensibilizante, são alternativas capazes de oferecer um alívio significativo.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *