Diversão

Sesc Santos entra nas férias da criançada e traz atividades para toda família

Esta semana tem o espetáculo infantil Dom Quixote baseado na obra de Miguel de Cervantes; muita mágica e ilusionismo com a intervenção Mágica de Proximidade; vivências musicais para bebês; práticas manuais e visuais com o FestA! Festival de aprender (de 7 a 16/7) e muito mais. Confira!

teatro

Dom Quixote 

Cia. Um de Teatro Direção Rodrigo Audi

 
Livre adaptação do livro de Miguel de Cervantes, espetáculo transporta o clássico para um hospício, onde Quixote se depara com um mundo imaginário e esquecido em meio à solidão e a distância dos parentes.

A encenação aproxima a luta das crianças – contra a perda do imaginário – e de idosos – contra o esquecimento – em um diálogo afetivo, reflexivo e intergeracional.
 

O espetáculo recebeu “Prêmio APCA” e Melhor Texto (Angela Ribeiro, Hercules Morais e Rodrigo Audi), Melhor Direção (Rodrigo Audi), Melhor Atriz (Angela Ribeiro), Melhor Ator (Hercules Morais), Melhor Iluminação (Junior Docini), Melhor Trilha Sonora (Pedro Cury) por Dib Carneiro da Cunha (Pecinha é a vovózinha) e do Prêmio Aplauso Brasil.

 
Sobre a companhia 

“Cia Um” nasceu dentro do CPT/SESC (coordenado por Antunes Filho) e trilha em sua pesquisa a feitura de um teatro de Classificação Livre: “Um infantil para adultos, Um adulto para crianças”.

Dom Quixote. Com Cia Um de Teatro- Direção Rodrigo Audi. Dia 9/7, domingo, às 17h30. TEATRO. Livre. Ingressos de R$8,00 a R$25,00. Grátis para crianças de até 12 anos.

 

Agenda de atividades de 5 a 12/7
Para crianças


vivência 
Exploradores dos Sentidos  
Para bebês de 0 a 2 acompanhados dos responsáveis 
Educar para a experimentação, para a exploração, observando a potência de todo o estímulo que nos cerca é o que deve ser despertado a cada dia nos bebês, sendo assim, pensamos em uma sala sensorial exclusivamente para os bebês, cores, formas, luzes e interação serão propostas a cada atividade.
Com Ana Paula B. Pereira e Roseni Coelho, educadoras do Sesc Santos.
Vagas limitadas.

Dia 5/7, quarta, às 11h às 12h. Dia 12/7, quarta, das 15h às 16h.

Sala 32. Livre. Grátis. Inscrições no Espaço de Brincar com 30 minutos de antecedência.
 

oficina
A Natureza da Arte 
Para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas dos responsáveis.
A Arte é importante para a formação das crianças o contato com ela ajuda de uma forma leve e divertida a ter senso de criatividade, sensibilidade e potencializa as capacidades intelectuais e de expressar emoções. Releituras, apreciação, fruição tudo em contato com elementos naturais, nesta oficina apresentaremos artistas que se utilizam da natureza para criar sua arte.
Com Ana Paula B. Pereira e Roseni Coelho, educadoras do Sesc Santos.
Dia 7/7, sexta, às 11h às 12h. Dia 14/7, sexta, das 15h às 16h.

Sala 32. Livre. Grátis. Inscrições no Espaço de Brincar com 30 minutos de antecedência.
 

FestA! Festival de Aprender
Oficina
Experimentações entre Tambores e Beats
Roda de experimentação de sonoridades de tambores diversos, theremim e outros instrumentos eletrônicos. Com os artistas Rômulo Nardes e Marcelo Muniz.
Dia 7/7, sexta, às 14h às 17h. Convivência. Livre. Grátis.

Brinquedos Sonoros para bebês

oficina
Brinquedos Sonoros para bebês | Ateliê Passarada 
Para crianças de 6 meses a 2 anos acompanhadas de seu responsável. 
Vivência musical exploratória a partir de sonoridades existentes em brinquedos tradicionais da cultura popular brasileira e do mundo possibilitando descobertas de instrumentos musicais (in)esperados como o pião sonoro, rói rói, traca traca, escada de jacó, instrumentos excêntricos inventados, em diálogo com instrumentos tradicionais.
Dias 8 e 9/7, sábado, às 11h às 12h, domingo das 15h30 às 16h30. Auditório. Livre. Grátis. Inscrições no Espaço de Brincar com 30 minutos de antecedência.

intervenção 
Mágica de Proximidade 
Com Lucas Gurbanov 

 
A Cia La Troupe e o Mágico e Ilusionista Lucas Gurbanov apresentam um ato de Mágica de Proximidade, onde o personagem “Sacul Vonabrub” oferece uma experiência marcante aos espectadores e dá um novo significado a palavra “impossível”.
Um espetáculo intimista no qual o artista circula entre o público e realiza efeitos de mágica bem próximo de todos, produzindo reações curiosas diante de seu jogo ágil de fazer as coisas aparecerem e desaparecerem, entre outros efeitos fantásticos. Bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, Caio Ferreira é especialista em “Manipulação”, categoria da arte mágica na qual o artista utiliza apenas as habilidades das mãos para realizar as mágicas.

Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 16h às 17h. Convivência. Livre. Grátis

contação de história 
A mulher pode ser o que ela quiser 
Com Cafuzas 
Meninas que voam na altura das nuvens, que nadam com os peixes, que correm atrás da bola, meninas que olham para o céu. Meninas podem escolher a profissão de seus sonhos, assim como os meninos. Inspiradas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé, as narradoras do Coletivo Cafuzas convidam a conhecer histórias de mulheres fortes!

De 8 a 29/7, sábados, das 17h às 18h. Auditório. Livre. Grátis. Retirada de ingressos com 1 horas de antecedência na bilheteria.

Ateliê

Mosaico Abstrato 

É hora de fazer arte – 7 a 12 anos 

A partir de materiais artísticos que permitem várias possibilidades de criação, a ideia é propiciar momentos de desenvolvimento artístico-cultural para crianças, por meio da criação de um mosaico que represente suas diversas possibilidades identitárias. Como sua identidade poderia se manifestar por meio de um processo de ensino-vivência e experimentação na linguagem das artes abstratas?  Com Tássia Antunes, John Koumantareas e Alessandra Politto 

Dias 11 e 18/7, terças, das 9h30 às 11h30. Sala 3. Livre. Grátis. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

FestA! Festival de Aprender

Ocupação

Engenhocas de Bolinhas + Sons 

Com educadores do espaço de tecnologias e artes e convidados 

A Engenhoca de Bolinhas + Sons é uma atividade divertida e interativa que permite a construção de circuitos sonoros utilizando materiais cotidianos e componentes eletrônicos.

Adequada para todas as idades, a experiência é gratuita e funciona em formato rotativo, possibilitando que muitos participantes se envolvam simultaneamente. Venha participar e explorar a criatividade!


A Engenhoca de Bolinhas é uma intervenção criada por Renato Barboza, adaptada para o Festa! Sesc Santos – Do Tambor ao Beat, que une o brincar com a sonoridade. Utilizando materiais cotidianos, a atividade convida os participantes a experimentar e transformar sons captados por tecnologias digitais. A mediação e releitura da intervenção fica por conta dos educadores do Espaço de Tecnologias e Artes, André Luiz e Antônio Celso, e do artista e programador digital, Antônio Braz. Uma experiência divertida e criativa para todas as idades.

De 11 a 14/7, terça a sexta, das 11h às 15h

De 19/7 a 4/8, terça a sexta, das 15h às 17h

Dias 22 e 23/7, sábado e domingo, das 14h às 15h30

Espaço de Tecnologias e Artes

Grátis. Todas as idades

oficina

Mergulhe no mundo do circo com a Trupe do Mar 

com Trupe do Mar 

Experimentação das artes circenses em duas modalidades: Acrobacias com preparação corporal para os movimentos de solo, equilíbrio e pirâmide humana. Malabarismo com manipulação de objetos, jogos, truques e lançamentos.
Aproveite as férias e venham dar esse mergulhe no circo!

Dias 11 a 15/7, terça a sábado, das 14h às 16h. Foyer do Teatro. Livre. A partir de 6 anos. Grátis.

FestA! Festival de Aprender

oficina
Makey Makey – Construindo sons
Uma oportunidade de mergulhar no mundo mágico da música eletrônica! Vamos experimentar instrumentos musicais eletrônicos diversos, construídos com materiais simples de prototipagem, como papelão e papel alumínio, com o kit Makey Makey.

Marcella Fogliano Marini é professora maker, designer, fotógrafa, encadernadora e costureira nas horas vagas.

Dias 11 a 12/7, terça a quarta, das 16h às 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 7 anos. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Atividades para toda família

Vivência

Mutirão na Horta Aromática 

Esse mato é mato? 

Tirar aquele “matinho” que vive disputando espaços com nossas plantas é essencial para um bom desenvolvimento dos nossos vasos e canteiros e ao mesmo tempo esses contatos com as plantas nos promove um bem-estar e conexão com a natureza. Bora cuidar da horta e conhecer novas espécies?
De 5/7 a 27/9, quartas, das 10h às 11h. Ponto de encontro: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre.

Vivência

Sextou na horta aromática! 

mutirão e colheita 

O trabalho em grupo fortalece as relações e aprendizados. Mais um dia de mutirão para avaliarmos o que podemos produzir mudas, replantar ou colher, nos reconectando sempre com os saberes tradicionais dos povos da floresta.

 De 7/7 a 29/9, sextas, das 17h às 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis.

Oficina

Montando Terrários – Ecossistemas Terrestres. 

Com Canto da Horta 

Os minijardins em potes de vidro são bonitos, terapêuticos, decorativos e fáceis de cuidar. Além disso, funcionam como um miniecossistema, que podemos entender como é o funcionamento das áreas florestais e a influência direta com

a manutenção do nosso clima.

Dia 7/7, sexta, das 18h30 às 20h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 16 anos. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

oficina
Biojóias – natureza em sua simplicidade 
Com Canto da Horta
A utilização de elementos naturais para enfeitar o corpo é uma prática ancestral, utilizada por diversos povos de todo o mundo com diversas finalidades. Nesta oficina aprenderemos a fazer colares, brincos e pulseiras de forma sustentável, sem exploração dos recursos naturais.

Dia 8/7, quinta, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 16 anos. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Cerâmica Musical

FestA! Festival de Aprender

oficina
Cerâmica Musical 
com Maíra Andrade 

O objetivo da oficina é ensinar a construir instrumentos musicais de argila. Oferecemos ferramentas e ensinamos o passo-a-passo para a modelagem de ocarinas, apitos reco-reco e chocalho. Inicialmente modelamos a estrutura dos instrumentos para, em um segundo momento, montar as partes e pintar com tintas próprias para argila. As peças serão queimadas e transformadas em cerâmica.


Maira Andrade Martinez é psicóloga e ceramista. Especialista em artes na Pedagogia Waldorf, especialista e Mestre em Psicologia. Foi idealizadora do projeto Cerâmica Educativa e Cerâmica Musical. Atelierista e professora de cerâmica, dá aulas de cerâmica em escolas da cidade de São Paulo, trabalha com oficinas terapêuticas para pessoas com deficiência intelectual e com kits educativos de cerâmica para crianças.

Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 18 anos. Grátis. Inscrições em centralrelacionamento e no aplicativo Credencial Sesc SP.

vivência
Observação de Aves  
Praça em frente ao Sesc 

Observar aves é contemplação, paciência e reconexão com a natureza.

Aumentamos nossa capacidade de atenção estimulando os sentidos da

audição e visão. Nessa atividade caminharemos pela praça em frente ao Sesc

e conheceremos algumas espécies. É recomendado o uso de binóculos.

Dias 8/7, 5/8 e 2/9, sábados, das 8h30 às 9h30. Praça Caio Ribeiro de Moraes (Em frente ao Sesc). Livre. A partir de 16 anos. Grátis.

FestA! Festival de Aprender

oficina
Bata-Cotô: Tambor Ancestral – oficina de construção de tambores 
Com Rômulo Nardes, músico e luthier 

O Bata-Cotô é um tambor afrodescendente, concebido da junção de uma cabaça com um couro animal, que era usado principalmente pelo povo Egbá.

Nessa oficina, faremos a construção desse tambor, finalizando com uma experiência de tocar o instrumento e conhecer alguns ritmos da nação Nagô Egbá, como os toques: Batá e Nagô.

sinopse 

O Bata-Cotô é um tambor afrodescendente, concebido da junção de uma cabaça com um couro animal, que era usado principalmente pelo povo Egbá.

Instrumentos musicais feitos de cabaça existem pelo mundo todo, pois, esse fruto quando seco fornece uma ótima caixa acústica.
Nessa oficina, abordaremos a utilização desse fruto incrível, tão presente na cultura afro-brasileira, como utensílio doméstico, decoração e instrumento musical. Serão apresentados outros exemplos de instrumentos feitos de cabaça, como o berimbau e o agbê.
Primeiro será demonstrado o processo de tratamento e limpeza da cabaça, e após isso, será ensinada a técnica de origem africana de se encourar um tambor, do qual, o couro é tensionado e afinado através do entrelaçamento de cordas.
No final da oficina, as pessoas participantes terão uma experiência de tocar o instrumento e conhecer alguns ritmos da nação Nagô Egbá, como os toques: Batá e Nagô.

 
Com Rômulo Nardes. Músico e luthier, desenvolve uma pesquisa acerca dos tambores afro-brasileiros, seus ritmos, formas e ritualísticas, tendo criado na década de 90, o atelier Ilu Mina, laboratório de investigação e feitura de instrumentos percussivos, proporcionando a interação e parceria com vários segmentos da arte do Tambor, acompanhando artistas como a cantora Fanta Konatê, o grupo Afoxé Ilê Omo Dada, a banda Bixiga 70 e também realizando oficinas de construção de tambores pelo país.

Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 14 anos. Grátis. Inscrições em centralrelacionamento e no aplicativo Credencial Sesc SP

vivência
Interpretação de Nuvens 
com Instituto Trilhas 

Fenômenos como halos, trovões, relâmpagos, neve ou arco-íris, existem por causa das nuvens. São elas formadas por pequenas gotas de água, que dependendo das condições meteorológicas, formam desenhos fascinantes que podem encantar as pessoas, ou até mesmo assustar, em casos de nuvens raras com formatos excepcionais. Interpretar nuvens é desvendar os seus diferentes formatos, características e fazer previsões do tempo.

 
A atividade proposta será composta por duas partes. Uma aula presencial com 1 hora de duração, abordando aspectos teóricos e curiosidades relacionados ao universo das nuvens, com apresentação de temas básicos de meteorologia, curiosidades sobre nuvens peculiares, e previsão do tempo a partir da observação de nuvens; e uma atividade prática de interpretação de nuvens.

Dia 9/7, domingo, das 14h30 às 16h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 16 anos. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Vivência

Visita mediada na Horta Aromática 

Conexão com a mata através das ervas e temperos. 

Um passeio entre os canteiros aromáticos, a fim de refletir sobre os saberes tradicionais e científicos das plantas, a partir de experimentações sensoriais que facilitam o reconhecimento das espécies e reconexão com a mata.

Dias 9 e 23/7, domingos, das 17h às 18h. Horta. Livre. Grátis.

 

FestA! Festival de Aprender

oficina
Invasões Poéticas 
Intervenção interativa com coletivo (a)gente 

O público é convidado a pensar nas interações sonoras e visuais, criando pequenas rimas e frases musicais que serão usadas em projeções manipuladas pelo coletivo(a)gente.

 
O coletivo (a)gente é formado pelos artistas Natalia Brescancini e Erik Moraes, residentes na cidade de Santos, que trabalham criação e formação artística em linguagens integradas e intervenção urbana.

Dias 11 a 14/7, terça a sexta, das 18h30 às 20h30. Comedoria. Livre. A partir de 12 anos. Grátis.

FestA! Festival de Aprender

Curso

Misturando sons e ideias no universo da discotecagem 

Com Sedutita, Misturadores de Som Social Clube 

Curso voltado para a mistura de várias fontes sonoras por meio da exploração de conceitos básicos da discotecagem. Serão apresentadas possibilidades de desenvolver novas formas de mixagem usando materiais analógicos e digitais.
Com exploração da técnica de mistura de sons, utilizando aparelhagem simples e softwares abertos. O lema desse curso é: Todas as pessoas amadoras podem fazer discotecagem!

Dias 11 a 14/7, terça a sexta, das 19h às 21h. Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. A partir de 12 anos. Grátis. Inscrições em centralrelacionamento e no Aplicativo Credencial Sesc SP



SESC SANTOS 

Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida  

(13) 3278-9800    

Site do Sesc SP 

Instagram. Facebook. Twitter. @sescsantos  

YouTube /sescemsantos 

Venda de ingressos 

As vendas de ingressos para os shows e espetáculos da semana seguinte (segunda a domingo) começa na semana anterior às atividades, em dois lotes:  

  

On-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP e portal do Sesc São Paulo:   

às terças-feiras, a partir das 17h  

  

Presencialmente, nas bilheterias das unidades:   

às quartas-feiras, a partir das 17h  

Bilheteria Sesc Santos – Funcionamento    

Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *